Parâmetros da encomenda

Neste local, devem-se introduzir todos os dados necessários acerca da encomenda. Os campos assinalados com estrela são mandatórios e não se pode avançar para a etapa sucessiva se não forem preenchidos com tais dados.
Inserir modelo significa que se já tiveres alguma encomenda definida nos modelos, podes utilizar um desses modelos.
Particularmente, deve-se ter mais atenção ao indicar o peso e as medidas corretas, porque as encomendas são verificadas pela empresa que realiza o Pedido com base nestes critérios, e se estes dados forem subestimados poderá surgir a necessidade de elevados pagamentos acrescidos.
Uma encomenda normal deve apresentar forma de paralelepípedo regular e é mais barata que a atípica.
A encomenda é atípica quando:
- não está empacotada numa embalagem rígida de cartão com formato de paralelepípedo regular;
- está assinalada com autocolantes “Cima, Baixo”, “Cuidado Vidro”, etc.;
- por alguma razão, não se desloca livremente pelo transportador de rolos de classificação (por exemplo, devido ao embrulho de filme stretch ou fio).
Excetuando as condições gerais, acima descritas, cada empresa transportadora tem diretrizes internas próprias, relativas às encomendas atípicas.
Se quiseres que o Destinatário, no momento em que a encomenda é entregue, pague um determinado valor antes de a receber (por exemplo, por encomendas enviadas), regista o valor esperado no campo C.O.D.. Este valor será levantado pelo Estafeta no momento de entrega, e de seguida enviado para a conta bancária indicada nos teus dados. O serviço com C.O.D. está disponível apenas para encomendas nacionais e o valor máximo de C.O.D. é de 2500€.
O tipo de embalagem mais seguro e mais popular é uma caixa de cartão rígida, assegurada com fita adesiva.
Outras embalagens podem ser tratadas como atípicas, o que influencia o preço. Por esse motivo, recomendamos, dentro do possível, embalar os objetos em caixas de cartão.
Devido à grande quantidade de objetos excluídos do transporte (objetos proibidos), deve-se escrever o conteúdo da encomenda. Não se trata de uma descrição detalhada, mas sim definir o que é o objeto, por exemplo calçado, roupa, eletrodomésticos, eletrónica, entre outros.