Aqui encontrará todas as informações básicas e respostas à maioria das perguntas. Dedicamos muito tempo e atenção para que possa encontrar aqui tudo o que precisa para se familiarizar com o funcionamento da Plataforma Envio24, bem como com o sistema de encomendas e o manuseamento de envios.
Como funciona Envio24?
A plataforma de envio ENVIO24 é um site através do qual pode encomendar o transporte de envios nacionais e internacionais e controlar o estado das encomendas. Aqui pode encomendar o transporte de documentos, encomendas até 30kg e paletes. A Envio24 não é uma empresa de transportes. Somos um integrador de serviços das melhores empresas de transportes a operar no mercado português. Graças aos descontos destas empresas, podemos oferecer-lhe os preços mais baixos do mercado, dando-lhe a oportunidade de escolher qualquer operadora.
Como encomendar um envio?
A encomenda é feita em três passos simples.
- Verifique os preços disponíveis para o seu envio. Tudo o que precisa de fazer é introduzir o peso, dimensões, código postal do remetente e país e código postal do destinatário. Os preços para transportadoras individuais serão calculados automaticamente.
- Preencha o formulário de encomenda e escolha o preço ideal para si.
- Pague pelo envio, imprima as guias de transporte, cole a etiqueta na embalagem e aguarde que o estafeta recolha a encomenda na morada do remetente fornecida.
O que ganho como utilizador?
Os utilizadores da Plataforma Envio24 têm controlo total sobre os seus envios. Damos acesso ao rastreamento da encomenda, atualizamos o status das encomendas continuamente e informamos sobre a entrega ao destinatário. Oferecemos várias facilitações, tais como a criação de encomendas a partir de modelos de envio ou endereços guardados, disponibilizamos várias formas de pagamento e, acima de tudo, prestamos apoio de um consultor atribuído a cada utilizador. Para usuários que enviam maiores quantidades de pacotes, oferecemos descontos e facilitações adicionais.
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Basta especificar o tipo de envio (doméstico ou internacional) e fornecer o seu peso e dimensões (comprimento, largura, altura em centímetros), e abaixo destas informações, os preços para o transporte aparecerão automaticamente. Sem estes dados, não é possível obter um orçamento.
Fornecer o código postal no Calculador permite uma avaliação mais precisa. Isto aplica-se especialmente a ilhas e territórios dependentes.
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Sim, todos os valores fornecidos como parte da avaliação do envio são valores brutos e já incluem a sobretaxa de combustível e a taxa de IVA apropriada.
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Se deseja fazer um pedido, crie uma conta na Plataforma Envio24. Após registar e iniciar sessão, fazer um pedido demora apenas alguns minutos.
Eis como funciona:
- Na página inicial, clique no botão Adicionar e selecione Envio
- Em seguida, preencha o formulário de pedido, inserindo os detalhes da embalagem e os endereços do remetente e do destinatário, ou carregue estas informações a partir de dados guardados. Por favor, note que a escolha do tipo de embalagem, o valor do envio ou a sua forma invulgar aumentam o preço final.
- Decida se deseja agendar imediatamente a recolha da encomenda por um estafeta ou fazê-lo mais tarde. Se escolher agendar a recolha imediatamente, selecione a sua data preferida. Permitimos selecionar os próximos 5 dias úteis, pois os estafetas não trabalham aos fins de semana.
- Após preencher o formulário, todas as ofertas de preços que recebemos dos nossos parceiros transportadores para a execução deste envio aparecerão. As diferenças de preço resultam da política de preços atual de cada transportador e dos termos e métodos de execução de pedidos.
- Escolha o transportador que deseja utilizar, lembrando-se de que é o transportador, e não a Envio24, que será responsável pelo transporte do seu envio. Após selecionar o transportador, decida se deseja fazer o pedido imediatamente (botão Encomendar agora) ou mais tarde (botão Encomendar mais tarde).
- Se escolheu Encomendar mais tarde, o seu pedido será guardado na lista dos seus envios a enviar (aba Novo). Poderá submetê-lo ao transportador selecionado ou agendar uma recolha por estafeta a qualquer momento.
- Se escolheu Encomendar agora, será redirecionado para o resumo do seu pedido. Aqui pode verificar se todos os detalhes estão corretos.
- No próximo passo, ser-lhe-á pedido para efetuar o pagamento do seu pedido. Se tiver fundos suficientes na sua conta pré-paga, pode pagar imediatamente. Caso contrário, precisará de carregar a sua conta com o valor em falta.
- Após efetuar o pagamento, o envio será comunicado ao transportador selecionado e receberá as informações do transporte por e-mail.
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IMPORTAÇÃO
A função de importação é utilizada para importar dados para envios através de um ficheiro CSV.
- Vá para o separador de Encomendas e utilize o botão de Importar.
- Será exibido um prompt para carregar o ficheiro CSV.
- Durante a importação dos envios, o sistema realiza uma verificação básica dos dados (limites máximos de peso e dimensões, correção de endereço, etc.). Encomendas com erros serão marcadas com respetiva informação do tipo de erro. Deve corrigi-los usando a função de edição.
- Todos os envios importados serão localizados no separador Novo e aguardarão o envio.
- O próximo passo é registar os envios selecionados com a transportadora. Selecione todas as encomendas que deseja registar com a transportadora e utilize a função Registrar. Neste ponto, será cobrada uma taxa por estas encomendas.
- Após registar as encomendas com a transportadora, estas serão colocadas no separador Registado e aguardam a ordem de recolha pelo estafeta. Após o registo concluido, poderá transferir as etiquetas para imprimir e colá-las nas embalagens. Permitimos que imprima uma única etiqueta para cada encomenda ou um arquivo de etiquetas coletivas para um grupo selecionado de envios. Se forem detetados quaisquer erros adicionais durante o registo, a encomenda será movida de volta para o separador Novo com o estado de Erro e a taxa cobrada será automaticamente reembolsada.
- Se alguma encomenda ou grupo de encomendas estiver pronta para ser enviada, poderá pedir a recolha por um estafeta a qualquer momento. Para fazer isso, selecione as encomendas que deseja enviar e utilize a função de Agendar Recolha. Pode escolher a data de chegada do estafeta a partir dos próximos 5 dias úteis.
API
Para utilizadores recorrentes, oferecemos integração com o nosso sistema via API. Este serviço destina-se a clientes empresariais, principalmente lojas online. Fornecemos documentação completa e suporte técnico para integração.
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- Para enviar uma encomenda com Contra Reembolso, é necessário marcar a caixa apropriada no formulário.
- Em seguida, introduza o valor esperado e decida como deseja que façamos o reembolso. Pode optar por reembolsar para uma conta bancária ou para uma conta PayPal.
- O próximo passo é fornecer a conta bancária para o reembolso ou o endereço de e-mail da conta PayPal. Se estas informações estiverem inseridas nos dados de registo do utilizador, serão automaticamente inseridas nestes campos.
- Após inserir estas informações, continue com o processo de encomenda.
Após receber o valor mencionado por parte do Destinatário, o transportador transfere-o para a Envio24, que por sua vez transfere em imediato para o Remetente. A transferência da Envio24 é enviada no mesmo dia em que é creditada na nossa conta.
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Devolução preparada pelo utilizador (por exemplo, loja online)
Prepare o envio através do formulário de Devolução disponível na Plataforma Envio24. Esta funcionalidade é usada quando, por qualquer motivo, o utilizador decide organizar um envio de devolução.
- Na página inicial, clique no botão Adicionar e selecione Devolução.
- Um formulário irá aparecer, onde o seu endereço já está inserido como destinatário.
- Escolha para quem está a preparar esta devolução e insira o número do pedido ou outro identificador reconhecível pelo Remetente (por exemplo, o cliente da loja online). Se optar por devolver por sua conta, após preencher o formulário, verá ofertas de preços. Se escolher a devolução com custo para o cliente, não receberá ofertas de preço porque a decisão sobre a escolha do transportador e o preço a pagar ficará a cargo do Remetente.
- Em seguida, insira os detalhes do envio e forneça o endereço do remetente como faria ao enviar um envio normal.
- Após preencher o formulário, pode guardá-lo para uma decisão posterior ou enviá-lo ao Remetente para verificação e aceitação. Se decidir por uma Devolução com custo para o Remetente, este também terá de escolher um transportador e pagar pelo envio.
- Após o pagamento, o estafeta irá recolher o envio junto do Remetente.
Devolução preparada pelo cliente do nosso utilizador (por exemplo: loja online)
Um utilizador com estatuto de cliente empresarial, além de acesso ao formulário de Devoluções, também tem a opção de criar um formulário que pode partilhar com os clientes do seu negócio para fazer devoluções de bens comprados de forma fácil e acessível.
- Nas definições da sua conta de utilizador, vá para as definições de Devoluções.
- Insira todas as definições necessárias.
- O nosso sistema irá gerar um link único para o formulário de devolução com o nome da sua loja.
- Pode inserir este link no seu site ou loja online, indicando-o como local de envio de devolução.
- Desta forma, os seus clientes têm uma ferramenta fácil para fazer devoluções, o que certamente aumentará a sua classificação na óptica do consumidor.
- Quando um cliente deseja devolver um produto, por exemplo, dentro do período legal de devolução de 14 dias ou devido à troca do produto, pode preencher por si mesmo os detalhes do envio e enviá-lo por sua própria conta ou solicitar pagamento pela loja. Nestes casos, o nosso utilizador receberá um e-mail solicitando o pagamento pela devolução.
Para mais informações sobre como funciona o sistema de devoluções, consulte estes dois ficheiros:
[link para ficheiro 1]
[link para ficheiro 2]
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Todos os pagamentos são processados através de contas pré-pagas, atribuídas a cada utilizador durante o registo na Plataforma Envio24. Os utilizadores podem carregar as suas contas com qualquer montante a qualquer momento. De seguida, podem facilmente pagar os envios até que os fundos acumulados se esgotem ou efetuar pagamentos separados para cada pedido. Os pagamentos podem ser feitos através dos canais Multibanco, PayPal e cartão de crédito.
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Pré-pagamento
Este método de pagamento aplica-se tanto a clientes individuais como empresariais. Quando um utilizador regista um envio com uma das transportadoras selecionadas, a taxa apropriada é cobrada. O processo redireciona para o ecrã de pagamento, onde o montante necessário e o saldo atual da conta pré-paga são indicados. Se houver fundos suficientes na conta pré-paga, o pagamento pode ser efetuado. Se não houver fundos suficientes, o utilizador será solicitado a carregar a conta com o montante em falta através de um dos canais disponíveis (Multibanco, PayPal ou cartão de crédito). Após a validação do pagamento, a conta pré-paga será carregada, e a taxa do pedido será automaticamente deduzida. Uma fatura é emitida para cada carregamento da conta pré-paga. O número de faturas neste sistema depende do número de carregamentos efetuados.
Pós-pagamento
Este método de pagamento está disponível apenas para clientes empresariais com um maior número de envios diários. A pedido do utilizador, alocamos um crédito à conta pré-paga na forma de carregamento num montante previamente acordado. O utilizador fica livre para utilizar esses fundos. No final do mês, as taxas totais dos pedidos concluídos são liquidadas. O utilizador carrega a conta pré-paga com o montante utilizado de uma vez e recebe uma fatura por este carregamento. Neste sistema, o utilizador recebe uma fatura mensal.
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Uma fatura é emitida para cada carregamento da conta pré-paga e pode ser transferida de duas formas:
- Através do e-mail que é enviado automaticamente para o utilizador imediatamente após efetuar o pagamento;
- e na Plataforma E24, na aba Finanças em formato PDF para download
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Acesse a aba Finanças. No canto superior direito, insira o valor do carregamento no respetivo campo e prossiga para o pagamento. Escolha o canal de pagamento. Poderá escolher o pagamento por Multibanco, PayPal ou cartão de crédito.
- Por Multibanco, as referências de pagamento serão exibidas e, ao mesmo tempo, serão enviadas para o seu e-mail. As referências são válidas por 12 horas.
- O pagamento via PayPal é a forma mais simples e rápida de pagamento. O pagamento é feito durante um único processo.
- O pagamento com cartão de crédito é processado pelo PayPal. Qualquer pessoa pode fazer um pagamento com cartão de crédito, mesmo sem ter uma conta no PayPal.
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A qualquer momento poderá fazer o levantamento dos fundos acumulados na sua conta pré-paga Para isso, entre em contato com o nosso Departamento Financeiro para fornecer o número IBAN respetivo para onde deve seguir o reembolso. Apenas o valor principal está sujeito a reembolso. As taxas dos fornecedores de pagamento não são reembolsáveis.
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O estafeta recolhe a encomenda e regista-a no sistema de rastreamento da sua empresa. A partir desse momento, pode ser monitorizada no website da transportadora ou através do sistema de rastreamento universal na Plataforma E24. A encomenda tem o estado Em entrega durante o transporte.
Após entregar a encomenda ao destinatário, o remetente recebe um email a confirmar a conclusão da encomenda. O estado da encomenda muda para Finalizado e é movida para o separador Finalizado. Se for uma encomenda com pagamento Contra Reembolso, ela obtém o estado de Entregue e só após efetuarmos o pagamento ao remetente é que é movida para o separador Finalizado.
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Também é importante lembrar que os estafetas só fazem uma tentativa de recolha da encomenda. Se não existir ninguém no endereço especificado (no momento da recolha) ou se a encomenda não estiver devidamente preparada (por exemplo, falta de uma etiqueta), essa recolha é considerada mal sucedida devido à falha do remetente. Isso significa que a transportadora não reembolsará o dinheiro da encomenda ou poderá cobrar uma taxa especial pela visita desnecessária do estafeta.
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Nota! Não é possível cancelar a visita do estafeta no dia em que está prevista a recolha da encomenda. O pedido de cancelamento deve ser enviado até às 20:00 do dia anterior à recolha agendada do estafeta.
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- Dirija-se à página inicial e prossiga para Login sessão.
- Quando surgir o ecrã de login, utilize o botão Registar.
- Forneça um endereço de email válido, que será o seu identificador de utilizador. Este será o seu login e endereço para correspondência connosco.
- Introduza uma senha. Lembre-se de que deve ser forte - estará a armazenar os dados de endereço dos seus clientes.
- Após o registo, preencha o formulário de dados de endereço e guarde-o. Sem isso, não conseguirá utilizar a maioria das funções.
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Moradas
Aqui pode guardar quaisquer endereços para os seus envios. Ao guardar estes dados, poderá inserir facilmente estes detalhes de endereço no formulário de encomenda. Lembre-se de prestar atenção a detalhes importantes, como a correção do código postal ou o formato correto do número de telefone ao introduzir os dados.
Modelos
Funcionalidade útil ao enviar tipos de volumes repetitivos. Pode guardar vários desses envios com diferentes pesos, dimensões, valores e conteúdos. Depois, facilmente tem como inserir estes modelos no formulário de encomenda.
Finanças
Aqui pode controlar as suas transações financeiras na nossa Plataforma. Aqui pode carregar a sua conta pré-paga com qualquer quantia para simplificar os pagamentos das encomendas realizadas. Aqui também tem acesso a todas as faturas emitidas e detalhes de cada transação realizada. Os fundos depositados na conta pré-paga não desaparecerão. Pode mantê-los lá pelo tempo que quiser e, se por algum motivo quiser recuperá-los, devolvê-los-emos na íntegra, sem quaisquer deduções.
Encomendas
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Para além de todas as funções disponíveis para utilizadores individuais, um Cliente Empresarial ganha acesso às funções de Devoluções (mais sobre Devoluções aqui) e à possibilidade de integração API. Além disso, podem solicitar a alocação de Pós-pagamento (mais sobre Pagamentos aqui).
Ao receber o estatuto de cliente empresarial, ao utilizador será atribuído um gestor de conta dedicado com quem pode contactar regularmente sobre todos os assuntos.
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A Plataforma Envio24 não é uma empresa de transporte, mas sim uma ferramenta online para realizar pedidos de transporte de encomendas com vários transportadores.
Portanto, reclamações relacionadas com a execução dos serviços de transporte não devem ser dirigidas ao suporte da Plataforma. O papel da Plataforma Envio24 termina quando o pedido de recolha é reportado com sucesso ao estafeta e a encomenda aparece na aba Em realização. Isso significa que todas as expectativas do utilizador em relação ao pedido foram devidamente cumpridas. A encomenda foi reportada e paga ao transportador selecionado, que confirmou a receção, devolvendo a etiqueta e aceitando o pedido de recolha da encomenda na data acordada. A partir desse momento, os procedimentos relacionado com a execução deste serviço de transporte deve ser reportado diretamente ao transportador; o que se aplica a reclamações. A nossa Plataforma não poderá envolver-se na resolução da reclamação porque, a partir desse momento, apenas o proprietário da encomenda pode tomar decisões sobre ela. Na ótica do transportador, até à entrega, o Remetente é considerado o "proprietário".
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As consultas são tratadas com prioridade e os assuntos urgentes são resolvidos primeiro.
Aos clientes empresariais são designados gestores de conta e os respetivos detalhes de contacto são fornecidos após o registo do utilizador como Cliente Empresarial.