Aqui encontrará todas as informações básicas e respostas à maioria das perguntas. Dedicamos muito tempo e atenção para que possa encontrar aqui tudo o que precisa para se familiarizar com o funcionamento da Plataforma Envio24, bem como com o sistema de encomendas e o manuseamento de envios.


Como funciona Envio24?
A plataforma de envio ENVIO24 é um site através do qual pode encomendar o transporte de envios nacionais e internacionais e controlar o estado das encomendas. Aqui pode encomendar o transporte de documentos, encomendas até 30kg e paletes. A Envio24 não é uma empresa de transportes. Somos um integrador de serviços das melhores empresas de transportes a operar no mercado português. Graças aos descontos destas empresas, podemos oferecer-lhe os preços mais baixos do mercado, dando-lhe a oportunidade de escolher qualquer operadora.





Como encomendar um envio?
A encomenda é feita em três passos simples.
- Verifique os preços disponíveis para o seu envio. Tudo o que precisa de fazer é introduzir o peso, dimensões, código postal do remetente e país e código postal do destinatário. Os preços para transportadoras individuais serão calculados automaticamente.
- Preencha o formulário de encomenda e escolha o preço ideal para si.
- Pague pelo envio, imprima as guias de transporte, cole a etiqueta na embalagem e aguarde que o estafeta recolha a encomenda na morada do remetente fornecida.





O que ganho como utilizador?
Os utilizadores da Plataforma Envio24 têm controlo total sobre os seus envios. Damos acesso ao rastreamento da encomenda, atualizamos o status das encomendas continuamente e informamos sobre a entrega ao destinatário. Oferecemos várias facilitações, tais como a criação de encomendas a partir de modelos de envio ou endereços guardados, disponibilizamos várias formas de pagamento e, acima de tudo, prestamos apoio de um consultor atribuído a cada utilizador. Para usuários que enviam maiores quantidades de pacotes, oferecemos descontos e facilitações adicionais.



Envio24 permite efetuar um Pedido de transporte de encomendas e paletes, quer entre indivíduos particulares como entre empresas, entre os quais lojas online e seus destinatárioes. O serviço de expedição é realizado pela empresa transportadora escolhida.
Esta resposta ajudou?
Não, Envio24 não é uma empresa transportadora. Envio24 é somente uma plataforma online através da qual o Responsável disponibiliza serviços de broker de serviços de expedição, isto é, é um intermediário entre as empresas transportadoras e os seus clientes.
Esta resposta ajudou?
Pelos serviços fornecidos através de Envio24 paga-se apenas com os fundos angariados na conta pré-paga. Pode-se recarregar a conta pré-paga com a quantia exigida no momento em que se efetua o Pedido ou com qualquer quantia em qualquer momento, para ser usufruída no futuro. O carregamento da conta pré-paga é mediado pelos canais de pagamento disponíveis em Envio24, nos quais: pagamento com cartão de crédito/débito pelo sistema Multibanco ou PayPal. A condição necessária para que se comece a realizar o Pedido efetuado via Envio24 é efetuar com êxito o pagamento pelo Pedido.
Esta resposta ajudou?
Infelizmente, não existe tal possibilidade, já que Envio24 tem acordos para liquidar diretamente os pagamentos com as empresas transportadoras.
Esta resposta ajudou?
Infelizmente, não existe tal possibilidade. Todos os Pedidos devem ser efetuados online, através do formulário de envio da encomenda.
Esta resposta ajudou?
Para se tornar um Utilizador, deve-se passar pelo procedimento de registo (Registação), que consiste em fornecer o seu endereço de e-mail e estabelecer uma palavra-passe. Após a confirmação da registação devem-se fornecer os seus dados, tais como o primeiro e último nome, morada e outros indispensáveis ao devido usufruto dos serviços de Envio24. Os Dados Pessoais do Utilizador são protegidos e processados de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Esta resposta ajudou?
A Conta de Utilizador é um conjunto de funcionalidades que ajuda o Utilizador a gerenciar a sua atividade em Envio24, disponível através do Painel do Cliente e Dados da Conta. Especificamente, o âmbito da função é o seguinte:
- Painel do Cliente
Estatuto - resumo da atividade decorrente e estatísticas
Para enviar - gerenciamento de Pedidos preparados para pagamento e prontos a ser realizados
Em realização - gerenciamento de Pedidos que foram pagos e estão a ser realizados
Finalizado - gerenciamento de Pedidos concluídos, ou seja, efetivamente entregues ao destinatário
Moradas - livro de endereços, criado e editado pelo Utilizador
Modelos - modelos de encomendas criados e editados pelo Utilizador
Importa - funções que permitem importar dados de outros programas e serviços
- Dados da Conta
Faturas - visualização das faturas por cada carregamento da conta pré-paga
Saldo - gerenciamento da conta pré-paga e visualização das operações financeiras relativas ao Utilizador, de acordo com a sua atividade em Envio24
Notificações - painel em que é definido o âmbito e o tipo das notificações recebidas pelo Utilizador, de acordo com a sua atividade em Envio24
Programa - painel de controlo dos programas de afiliados e de fidelização disponibilizados por Envio24
Definições - painel de gerenciamento dos dados pessoais do Utilizador, essenciais para a utilização de Envio24
Esta resposta ajudou?
Para apagar a Conta do Utilizador deve-se utilizar a função Apagar Conta, disponível no separador Definições nos Dados da Conta e proceder de acordo com as instruções. Deve ser relembrado que apagar a conta provoca a perda irreversível de todos os dados recolhidos na Conta do Utilizador. A condição necessária para apagar a conta é a regulação de todas as obrigações do Utilizador para com Envio24.
Esta resposta ajudou?
No formulário utilizado para introduzir Pedidos (ENVIAR ENCOMENDA) em Envio24 devem-se introduzir as medidas da Encomenda e o seu peso, bem como dados detalhados para evitar problemas na realização do Pedido, incluindo sobretaxas. De seguida, devem-se disponibilizar dados adicionais acerca da encomenda e do país de entrega da Encomenda, tais como forma, valor, tipo de embalagem, e conteúdo da embalagem.
Esta resposta ajudou?
Os endereços do remetente e do destinatário são introduzidos no formulário do Pedido, sendo que é importante que os dados sejam introduzidos de tal maneira que constituam um endereço postal válido. Em particular, é indispensável indicar a rua, o número de casa e do apartamento, o código postal e a localidade. A introdução do código postal correto é verificada por uma aplicação especial. É muito útil indicar o endereço de e-mail e o número de telemóvel do destinatário e do remetente, o que facilita o contacto com o Estafeta. Deve-se ter uma atenção acrescida se o navegador da web que estiver a ser usado, tiver ligada a funcionalidade de preencher formulários automaticamente. Isto pode provocar erros nos endereços indicados.
Esta resposta ajudou?
Após introduzir os parâmetros da encomenda e os endereços de entrega e de recolha, o sistema indica automaticamente os preços propostos por cada empresa transportadora pela realização deste Pedido.
Para alguns serviços, certas empresas transportadoras adotam o peso volumétrico, o que resulta da regulação das normas de transporte em vigor, mundialmente. Para definir o preço final, tem-se em conta sempre o maior peso.
Exemplo:
Para uma encomenda que pesa 15 kg e mede 40x50x70 cm, o peso volumétrico calculado, por exemplo, pela fórmula utilizada pelo Chronopost, TNT e/ou UPS, é de (40x50x70) / 5000 = 28 kg. Para calcular o preço será tido em conta, portanto, o peso volumétrico de 28 kg, e não o peso real de 15 kg. Por isso, apesar do peso real não poder ultrapassar os 30 kg, o peso volumétrico pode atingir valores até 58 kg.
Os preços indicados são preços brutos e incluem o imposto IVA desde que aplicado de acordo com as disposições legais obrigatórias. Trata-se do preço total pela realização do serviço de expedição da encomenda com os parâmetros indicados entre os pontos de entrega e de recolha indicados, realizado por dada empresa transportadora. A diferença dos preços resulta dos prazos de realização, procedimentos e do modo de agir de cada empresa transportadora. Os preços expostos não são negociáveis e deve-se escolher a empresa transportadora que cumpre as expetativas de quem realiza o Pedido, quanto ao preço, prazo de realização e requisitos de empacotamento e preparação da Encomenda e a maneira de como é feita a recolha e a entrega. As normas de realização dos pedidos encontram-se nas descrições de cada serviço (Serviços).
Esta resposta ajudou?
Após ter escolhido a empresa transportadora, será pedido ao Cliente que realize o pagamento pelo Pedido. O Pedido deve ser pago através da conta pré-paga. O Pedido pode ser pago posteriormente. Tal Pedido, pronto e não pago, está visível no Painel do Cliente, no separador Para enviar. O preço aí indicado é o preço válido para o dia em que é efetuado o Pedido. Cada vez que o Cliente quiser efetuar o pagamento, o preço será atualizado. Recorda-te de que os preços apresentados em Envio24 são relativos ao momento de preparação do Pedido. Não existe garantia de que os preços sejam os mesmos ao pagar pelos Pedidos posteriormente.
Esta resposta ajudou?
A Encomenda deve ser empacotada de acordo com as exigências do determinada empresa transportadora. O tipo de embalagem padrão é um cartão segurado com fita adesiva. As coisas na embalagem de cartão devem ser asseguradas de modo a não se movimentarem livremente durante o transporte. O material protetor comummente usado para prevenir a danificação e a movimentação dos objetos é envoltório de bolha, elementos de isopor ou papel formado.
No mail que contém a confirmação da aprovação do Pedido a realizar, anexamos os devidos documentos de transporte, habitualmente, um guia de transporte e/ou uma etiqueta. Por vezes, estes documentos são fornecidos pelo Estafeta, constando tal informação no e-mail. Estes documentos devem ser impressos e devem-se juntar à Encomenda. A Encomenda assim empacotada, com o guia de transporte, deve ser entregue ao Estafeta.
Esta resposta ajudou?
O estatuto da encomenda é monitorado o tempo todo através de Envio24 e as informações são exibidas no Painel do Cliente no separador Em realização.
Aguarda Pagamento - significa que foi escolhido o pagamento por Multibanco e o Utilizador tem 4 horas para realizar o pagamento. Passado este tempo, o Pedido passará para o separador Para Enviar.
Aguarda pelo Estafeta - significa que o Pedido foi corretamente efetuado e pago e que a Encomenda está por ser recolhida pelo Estafeta.
Em distribuição - significa que a Encomenda foi recolhida pelo Estafeta e está a ser transportada para o destinatário.
Entregue - significa que se trata de uma encomenda com serviço de Pagamento Contra Entrega. que foi entregue ao destinatário e está num período durante o qual decorre a liquidação financeira.
Regressou ao armazém - significa que, após a última tentativa de entrega ao Destinatário sem êxito, a encomenda foi enviada para o armazém / pickup point da empresa transportadora e aguarda decisões sucessivas ou a recolha, pessoalmente.
Devolver - significa que a encomenda está a ser transportada de volta ao remetente.
Erro - significa que ocorreu um erro inesperado relacionado com a realização do Pedido e requer contacto com a empresa transportadora.
Esta resposta ajudou?
Desde o momento da recolha da Encomenda pela empresa transportadora (estatuto: em distribuição) pode-se monitorar a realização do serviço de expedição através do sistema de monitorização das encomendas disponibilizado pela empresa transportadora que realiza o serviço. Para passar para o sistema de monitorização deve-se recorrer à funcionalidade: Monitorar encomenda no separador Em Realização.
Esta resposta ajudou?
A decisão de contactar telefonicamente é feita pelo Estafeta, mas este não tem a obrigação de o fazer. Contudo, entrará certamente em contacto numa situação extraordinária, por exemplo, se não conseguir encontrar a morada indicada. Normalmente, os Estafetas não telefonam para se certificarem de que encontrarão o remetente ou para estabelecer um horário definido de encontro. Já que muitas vezes isto implica que tenha que permanecer em casa à espera do Estafeta um dia inteiro (ou até mesmo dois), pode tentar entrar em contacto com o Estafeta por conta própria. Para o Pedido, que se encontra em realização, o número de telefone do Estafeta, que opera num determinado território, pode ser exibido, se se encontrar na nossa base de dados.
Atenção! Os números de telefone indicados, dos Estafetas que operam em determinadas regiões, foram indicados por utilizadores, com base nos seus contactos durante a realização do Pedido e não existe a garantia de que esse número ainda seja o atual e que esteja correto. Esforçamo-nos para verificar que estes contactos estão corretos, pelo que, muito provavelmente, a larga maioria deles é atual e correta.
Esta resposta ajudou?
A decisão de contactar telefonicamente é feita pelo Estafeta, mas não tem a obrigação de o fazer. Ainda assim, os Estafetas têm ligado cada vez mais frequentemente para confirmar a sua chegada. Contudo, o Estafeta o contactará, certamente, numa situação extraordinária, por exemplo, quando não conseguir encontrar a morada indicada.
Esta resposta ajudou?
Cada empresa transportadora tem a sua própria regulação acerca deste assunto. Geralmente, caso se trate de encomendas até aos 30 kg, a entrega é realizada até à porta do destinatário.
Esta resposta ajudou?
Habitualmente, a tentativa de entrega é retomada no dia útil seguinte, após a primeira tentativa mal sucedida. A maior parte das empresas transportadoras oferece duas tentativas de entrega gratuitas. Algumas apenas uma, ou então a segunda é paga. Após a última tentativa sem êxito, a encomenda é mantida no armazém ou ponto de recolha da empresa transportadora mais próximo da morada de entrega, para ser recolhida pessoalmente Os procedimentos específicos da recolha após as tentativas de entrega mal sucedidas, pessoalmente, são regulamentados pelos Regulamentos das empresas transportadoras.
Esta resposta ajudou?
Cada empresa transportadora tem horários de trabalho diferentes, mas, geralmente, as entregas são realizadas entre as 9.00 – 18.00. Isto aplica-se a serviços normais. Caso se trate de serviços extraordinários, as horas de entrega podem ser definidas exatamente no âmbito do Pedido.
Esta resposta ajudou?
Quando a encomenda apresenta traços visíveis de que está danificada, deve-se recusar recolher a encomenda devido a esta ter sido danificada durante o transporte e certificar-se de que o Estafeta anotou este facto no documento de recolha. Também aconselhamos que se efetue uma reclamação à empresa transportadora, o mais depressa possível, procedendo de acordo com o procedimento de reclamação descrito no Regulamento do Transportador ou no website da empresa transportadora.
Esta resposta ajudou?
Se a encomenda não apresentar danos visíveis, o Estafeta não tem tal dever. Contudo, se o destinatário declarar que o objeto foi danificado durante o transporte, tem a possibilidade de apresentar a reclamação diretamente à empresa transportadora.
Esta resposta ajudou?
O Destinatário deve relatar este facto, de imediato, à empresa transportadora que realizou o serviço de expedição e proceder de acordo com os procedimentos previstos pela empresa para tais circunstâncias. Nestas situações, Envio24 não é o website a que se deve recorrer.
Esta resposta ajudou?
A maneira de apresentar uma reclamação e os documentos necessários dependem da empresa transportadora que realizou o Pedido. Os procedimentos de reclamação exatos e os prazos em que é válida estão disponíveis nos websites das empresas transportadoras.
Esta resposta ajudou?
A reclamação acerca do serviço de expedição pode envolver quaisquer acontecimentos que tenham impacto na realização do Pedido contrariando as condições indicadas pela empresa transportadora ou no incumprimento do Pedido. Em particular, a reclamação pode envolver a danificação ou a perda dos objetos enviados, atrasos na recolha ou na entrega da encomenda e pagamentos adicionais.
Esta resposta ajudou?
A reclamação acerca do funcionamento do serviço Envio24 pode ser relativa a erros funcionais, relacionados com o processo de efetuação do pedido e outras funcionalidades que tiveram impacto na realização do Pedido, excluindo acontecimentos resultantes da realização do serviço de expedição pela empresa transportadora escolhida no Pedido. Para apresentar uma reclamação acerca do serviço Envio24 deve-se usufruir do formulário de reclamação AQUI.
Esta resposta ajudou?
Cada empresa transportadora tem os seus requisitos quanto à forma e conteúdo de um relatório de reclamação correto. É importante que se apresente o relatório de acordo com o procedimento e que se lhe anexem todos os documentos exigidos. O relatório de reclamação é o documento que confirma a existência de um acontecimento a reclamar e é o comprovativo durante o processo de gerenciamento da reclamação. Muito frequentemente, as empresas transportadoras têm os próprios impressos dos relatórios de reclamação. Os detalhes do procedimento de reclamação devem estar devidamente descritos em cada Regulamento da empresa transportadora ou no website da mesma.
Esta resposta ajudou?
A reclamação pode ser refutada, se não for submetida de acordo com o devido procedimento e num prazo razoável desde a realização do pedido, ou se o relatório da reclamação estiver incompleto.
Esta resposta ajudou?
Empacota os objetos de tal maneira que não sejam danificados durante o transporte, que não danifiquem outras encomendas e que não dificultem o trabalho do Estafeta.
As regras mais importantes no empacotamento de encomendas com objetos normais são:
- Utiliza uma embalagem rígida de cartão com as abas intactas. Deve-se recordar que mesmo uma ligeira danificação da embalagem pode fazer com que, durante o trasporte, chegue a um maior estado de danificação da embalagem.
- Remove da embalagem todas as etiquetas, sinais de mercadorias perigosas e outros sinais da encomenda que não sejam aplicáveis. É necessário, porque um excesso de etiquetas na embalagem pode induzir em erro o Estafeta que transportar o pacote.
- Cada objeto contido na encomenda tem de ser assegurada separadamente e todos eles devem ser imobilizados no interior da encomenda utilizando um material adequado que preenche o espaço restante (por exemplo, envoltório de bolha, elementos de isopor ou papel formado).
- Para selar a embalagem utiliza fita adesiva larga e bem aderente, de preferência as particulares indicadas precisamente para segurar as encomendas. Não utilizes fios nem envoltórios de papel. Este tipo de revestimento é pouco duradouro e desgasta-se rapidamente durante o transporte. Não se deve, também, envolver as embalagens em filme, borracha ou elástico que impossibilitaria a movimentação da encomenda nas plantas de triagem automáticas.
- Utiliza apenas a etiqueta, com o endereço, obtida após a efetuação do Pedido. . Geralmente, ela é enviada no e-mail que informa acerca da aceitação do teu Pedido para este ser realizado. A etiqueta deve ser impressa e colada na encomenda de modo a que esteja legível. Assinala no pacote informações importantes para o Estafeta (por exemplo, Cuidado Vidro, Com Cuidado).
- A cópia da etiqueta de endereço ou do Pedido deve ser colocada no interior da encomenda (sugestão de Envio24)
Esta resposta ajudou?
As encomendas de paletes não são pacotes normais, pois têm que cumprir alguns requisitos. Primeiramente, a encomenda de palete, tal como o nome indica, deve ser colocada sobre uma palete, e só sobre um tipo de palete que esteja disponível para ser escolhida no momento em que é efetuado o Pedido.
As regras mais importantes no empacotamento das paletes são:
- Os pacotes não devem ficar de fora da área da palete. Contudo, se tal suceder, ao remetente serão cobrados custos adicionais pela encomenda atípica.
- Manter uma estrutura consolidada na palete. O conteúdo da palete deve, sobretudo, estar bem assegurado e não pode haver possibilidade de que deslize ou se desloque da palete. Para este fim deve-se empregar correias de segurança ou filme stretch.
- Se a encomenda for constituída por vários elementos, estes devem ser arrumados num padrão de tijolo, o que assegura que os pacotes não se dispersem, e os elementos assim arrumados devem ser firmemente envolvidos em filme stretch, para que tenham uma estrutura compacta. Elementos de menor peso devem ser colocados no topo.
- Vale a pena consolidar as bordas verticais com papelão espesso. Os cantos podem ser assim revestidos, que devem ser, de seguida, assegurados com filme stretch ao resto da estrutura.
- Para finalizar, deve-se verificar que todo o conteúdo da palete é assegurado por filme, que protege da humidade e da sujidade
Esta resposta ajudou?
Encomendas atípicas são encomendas que têm formas irregulares (por exemplo, formas esféricas ou irregulares, elementos salientes que sobressaem) ou maneiras de empacotamento atípicas (embalagem metálica, caixa de madeira, papelão envolvido com stretch). Cada uma das empresas transportadoras define individualmente o que constitui uma encomenda atípica.
Esta resposta ajudou?
O Cliente tem o dever de se familiarizar com a lista de objetos excluídos do transporte por cada empresa transportadora, disponível no website de determinada empresa transportadora. Deste modo evitam-se pagamentos adicionais ou Pedidos não realizados. Juntámos as informações detalhadas acerca dos objetos excluídos do transporte AQUI.
Esta resposta ajudou?
Todas as empresas transportadoras, após receber a quantia do Destinatário da encomenda, transfere-a para a conta bancária de Envio24 e de lá a quantia é transferida para a conta bancária do Cliente. Todo o procedimento, desde o momento em que a quantia é recolhida do destinatário até o momento em que é enviada por transferência para a conta do Cliente, não demora mais que 72 horas, e Envio24 não cobra nenhuma taxa adicional por isso.
Esta resposta ajudou?
Não. Os direitos não permitem verificar o conteúdo antes de confirmar a entrega da mercadoria. No caso de encomenda com Serviço COD, pode-se receber a encomenda após se efetuar o pagamento pela encomenda entregue. A empresa transportadora é responsável pelo estado do objeto aquando do transporte e a sua danificação leva ao procedimento de reclamação. Não é responsável, no entanto, na conformidade dos objetos entregues com os do pedido que o cliente efetuou, por exemplo, numa loja online.
Esta resposta ajudou?
Cada empresa transportadora define individualmente as quantias máximas envolvidas num serviço COD (Reembolso). Deve-se vir a conhecê-las nos websites das empresas transportadoras ou nas descrições dos serviços no nosso website, antes de efetuar o Pedido.
Esta resposta ajudou?
Quer para encomendas nacionais como internacionais disponibilizamos exclusivamente serviços de porta a porta (door-to-door / D2D), em que o Estafeta se desloca pessoalmente à morada do remetente para recolher a encomenda e entrega-a à porta do destinatário.
Esta resposta ajudou?
A encomenda será automaticamente devolvida ao remetente sem serem emitidas disposições adicionais, por exemplo, caso não existir a possibilidade de entrega, mesmo após se ter recorrido a todas as tentativas gratuitas de entrega, após o destinatário recusar receber a encomenda ou faltar a quantia acordada na entrega com Serviço COD (Reembolso). Entretanto, a empresa transportadora cobrará um montante automaticamente, que será mostrado no saldo do Utilizador. A encomenda é devolvida para a morada da qual a encomenda foi enviada. Não envolve as encomendas recolhidas num ponto da empresa transportadora. Em qualquer outro caso, a devolução ao remetente requer uma disposição adicional emitida sob forma de um Pedido separado.
Esta resposta ajudou?
Se a encomenda foi perdida durante o transporte ou o estatuto da encomenda não é atualizado há algum tempo e o prazo de entrega foi ultrapassado, em primeiro lugar deve-se relatar o assunto através do canal de comunicação disponibilizado pela empresa transportadora. Após submeter o relato do assunto com êxito começar-se-á a procura da encomenda pela empresa transportadora. Normalmente, o tempo de espera para a posição da transportadora é de alguns dias da submissão do relato. Se neste período de tempo não for encontrada a encomenda, poder-se-á apresentar uma reclamação oficial. O processo de reclamação não deve, contudo, significar que cesse a procura da encomenda.
Esta resposta ajudou?
Se as suas perguntas não foram respondidas nas informações acima, entre em contato conosco.
Tem mais alguma dúvida? Contacte-nos.