ESPEREI O DIA TODO PELO ESTAFETA MAS ELE NÃO VEIO. DEPOIS RECEBI INFORMAÇÃO DE QUE ELE VEIO MAS NÃO ME ENCONTROU. PROBLEMAS COM O FUNCIONAMENTO DOS ESTAFETAS EM PORTUGAL.
Problemas com o Funcionamento dos Estafetas em Portugal.
Em Portugal, muitos clientes que usam serviços de estafeta deparam-se com vários problemas relacionados com o cumprimento de envio e receção de encomendas. Aqui estão alguns dos problemas mais frequentemente reportados.
1. Incapacidade de Encontrar o Remetente em Casa
Frequentemente, acontece o estafeta reportar que não encontrou o remetente no endereço especificado, mesmo que o remetente estivesse em casa o tempo todo. Esta é uma situação frustrante que requer intervenções adicionais e atrasa o processo de envio. Muitas vezes, isto deve-se à falta de fiabilidade do estafeta, seja porque não visitou o endereço (mas reportou que sim) ou não verificou cuidadosamente os detalhes do endereço, confundindo por exemplo escadas ou pisos.
2. Recolhas Durante a Hora de Almoço
Em Portugal, a hora de almoço tradicionalmente ocorre entre as 13:00 e as 15:00, altura em que muitas empresas e pontos de serviço estão fechados. No entanto, os estafetas frequentemente fazem recolhas durante este período, causando problemas porque os remetentes não estão disponíveis. Embora isto faça parte do plano de recolhas deles, nem sempre sabem se vão a uma empresa ou a uma residência privada, o que muitas vezes se torna evidente à chegada. Nestes casos, deviam ligar antecipadamente.
3. Falta de Contacto por Parte do Estafeta
Mesmo quando o número de telefone do remetente é fornecido na encomenda, os estafetas frequentemente não estabelecem contacto em caso de problemas com a recolha. A falta de comunicação leva a mal-entendidos desnecessários, atrasos e custos adicionais.
4. Uma Tentativa de Recolha e Taxas por Recolha Sem Sucesso
A maioria das empresas de estafetas faz apenas uma tentativa de recolha de uma encomenda. Em caso de tentativa sem sucesso, algumas empresas, incluindo os CTT, cobram uma taxa pela recolha sem sucesso, que é superior a 7,00€, por vezes ultrapassando o custo da própria encomenda. Nesse caso, a Plataforma E24 é obrigada a cobrar ao utilizador esses custos adicionais. No entanto, esta taxa pode ser evitada.
5. Solução Alternativa
Para evitar custos por uma recolha sem sucesso e para iniciar o transporte da encomenda a tempo, os remetentes podem entregar pessoalmente a encomenda num ponto de recolha de estafetas. Com os CTT, a encomenda pode ser deixada em qualquer estação de correios sem custos adicionais. É importante colocar o rótulo que os clientes da Plataforma E23 recebem por e-mail após fazerem uma encomenda. Quanto ao comportamento do estafeta, a única solução é apresentar uma reclamação sobre a forma como a encomenda foi (ou não foi) recolhida.
Com muita frequência, em caso de problemas de recolha mencionados acima, os utilizadores contactam o Serviço de Apoio ao Cliente E24. Infelizmente, não podemos fazer muito para ajudar nesta situação.
Papel da Envio24
Deve ser notado que a Envio24 não é uma empresa de estafetas e não tem influência direta no cumprimento de encomendas feitas pelos nossos utilizadores. O nosso papel é facilitar a colocação de uma encomenda numa empresa de estafetas selecionada a preços mais baixos negociados. Isto permite aos clientes desfrutar de poupanças e de uma vasta gama de serviços de estafetas.
Esperamos que as informações acima o ajudem a compreender melhor os desafios que podem surgir ao utilizar serviços de estafetas em Portugal e como a Envio24 se esforça para facilitar o processo de envio para os seus clientes.
Se tiver alguma questão sobre os nossos serviços ou encontrar problemas ao fazer uma encomenda, não hesite em contactar o nossa equipa de Apoio ao Cliente. Estamos aqui para ajudar!